Resistência e Prova d'água - Qual a diferença?

Qual a diferença entre relógios resistentes à água e à prova d'água?

Os relógios além de acessórios de moda já se tornaram objetos indispensáveis para o nosso dia a dia, contando com uma variedade imensa de detalhes e funções. Eles nos acompanham no trabalho, em festas, na prática esportiva, incluindo mergulhos. Existem os relógios resistentes à água e os à prova d'água, mas qual a diferença?

Geralmente os relógios vêm com inscrições indicando o quanto suportam de pressão na água, a medida mais utilizada é a ATM (unidade de pressão atmosférica). Como a água é mais densa do que o ar, a cada 10 metros de profundidade na água é exercida 1 ATM de pressão. Quanto mais ATMs maior a resistência do relógio.

O relógio resistente à água é recomendado para casos onde não há um contato constante com água, como em chuvas ou respingos ao lavar as mãos, por exemplo. 
O relógio à prova d'água é recomendado para atividades aquáticas, como natação e mergulho. Esse relógio tem uma vedação possibilitando essas práticas.

Conheça a classificação referente à pressão dos relógios: 

 

3 ATM a 5 ATM (30 a 50 metros)

Respingos de água, lavar as mãos, chuva e lavagem de carro

10 ATM (100 metros)

Resiste à banhos de piscina e prática de natação (períodos curtos)

15 ATM (150 metros)

Resiste à mergulhos e esportes aquáticos

20 ATM (200 metros)

Muito resistente, ideal para a prática de mergulho profundo

30 ATM (300 metros) ou mais

Relógios utlizados em mergulhos profissionais com equipamentos

 

*Existem cuidados a ser tomados com o seu relógio, como evitar por exemplo a oxidação por água salgada, para isso é importante lavar o seu relógio com água doce após sair do mar, depois secá-lo.
*Quando for o caso de trocar a bateria, é de extrema importância procurar a loja do fabricante ou um autorizado da marca, pois caso a vedação do relógio não seja realizada da maneira correta este pode acabar perdendo sua resistência.