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Nem só os suíços reinam no mundo da relojoaria, a gigante japonesa Citizen já se impôs com sua excelente qualidade e precisão, com seus relógios duráveis e modernos, combinando com todos os estilos e momentos.</o:p>

A Citizen surgiu em 1924 quando a Shokosha Watch Research Institute, empresa fundada em 1918 em Tóquio, produziu seu primeiro relógio de bolso. Pouco depois, o então prefeito de Tóquio, Goto Shinpei, nomeou o relógio para "Citizen", com o intuito de que o produto, um item de luxo para a época, pudesse se tornar algo popular e acessível para qualquer cidadão ("Citizen" em inglês). No dia 28 de maio de 1930 (data oficial da fundação), a empresa foi reorganizada para facilitar a comercialização de seus produtos e passou a se chamar Citizen Watch Company. </o:p>

A partir de sua fundação, a empresa cresceu rapidamente, lançando seu primeiro relógio de pulso em 1931, e exportando para a China e outros países asiáticos em 1936. Mas esse progresso foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, a empresa teve que ser praticamente reconstruída. Já restabelecida, nos anos 1950 a Citizen lançou o primeiro relógio japonês anti-choque, impulsionando diversos testes de resistência para avaliar a marca; e o primeiro relógio japonês resistente à água.</o:p>

Em 1958 a marca voltava a exportar para a China, e em apenas dois anos, para o mercado americano. Em 1966, foi lançado o X-8, o primeiro relógio eletrônico japonês. No fim dos anos 1960 foi aberta a sua subsidiária na Europa, na cidade alemã de Hamburgo, o que foi decisivo para a imersão da marca no mercado europeu. </o:p>

Na década de 1970 a Citizen iniciou um extenso caminho de inovações quando, em 1971 lançou seu primeiro relógio a quartz; em 1975 introduziu no mercado o relógio mais preciso do mundo; em 1976 lançou o primeiro relógio solar; e, mais tarde lançou um modelo slim conhecido como o "relógio mais fino do mundo". Nos anos 1980, a Citizen se dedicou a outras áreas, como a produção de termômetros e disquetes (os primeiros). Em 1986, a empresa iniciou sua participação na BaselWorld - a maior feira de jóias e relógios do mundo. Nesse mesmo ano a Citizen se tornava a maior fabricante de relógios de pulso do mundo e logo, a maior produtora de relógios em geral.</o:p>

Em 1993, a Citizen se tornou a marca oficial do torneio de tênis US Open, se responsabilizando pela marcação do tempo no placar, o que acontece até hoje. Logo em seguida a marca criou linhas do seu modelo mais aclamado e vendido, o Eco-Drive, um relógio com a tecnologia que converte luz em energia. </o:p>

Em 2008 a marca adquiriu a tradicional Bulova, transformando-a em sua subsidiária.</o:p>

O orgulho da Citizen é sempre se destacar no desenvolvimento de tecnologia, com relógios com telas em LCD, reconhecimento de voz e até linhas para mergulho profissional com sensores eletrônicos de profundidade. Por isso a marca encanta admiradores mundo afora e sempre é citada entre as maiores no segmento relojoeiro.