Relógios

1285 produtos encontrados.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Ordenar por:
1285 produtos encontrados.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Ordenar por:

O relógio é considerado por historiadores como uma das invenções mais antigas e importantes da história, o homem sempre viu a necessidade de medir o tempo para diversas funções como agricultura e eventos astronômicos. Os primeiros relógios surgiram entre os babilônicos e eram chamados de ‘Gnômons’. Seu funcionamento era basicamente a projeção da luz do sol criando uma sombra movente sobre a superfície.

Após isso surgiram os relógios de água (clepsidras) e os relógios de areia (ampulhetas), ambos com funcionamento parecido, a partir da gravidade. A partir do século 8 surgiram os primeiros relógios mecânicos, confeccionados pelos asiáticos, mas também existe a versão de que tenha sido criado pelo Papa Silvestre II. Já no século 16 surgiram os relógios de bolso, esses modelos eram muito caros e usados somente pela alta aristocracia. Surgia aí o conceito de relógio pessoal, em um cenário onde os relógios eram enormes e utilizados em casas, comércios e igrejas, quem tivesse um relógio de bolso se destacava e obtinha um status elevado.

A ‘popularização’ do relógio pessoal surgiu mais tarde através de Abraham Louis Breguet que criou o relógio de pulso. A partir daí surgiu mais interesse em modelos assim, atraindo novos fabricantes. Em 1904, Alberto Santos Dumont criou um relógio de pulso em parceria com Louis Cartier e Edmond Jaegar.

A criação do primeiro relógio de pulso envolve diversas lendas e teorias, com vários nomes sendo creditados como pioneiros, porém ainda é algo desconhecido em geral, mas a partir do 20 os relógios têm evoluído e sido utilizados muito mais através do mundo. Atualmente existem os relógios digitais e os smartwatchs, novas tecnologias envolvendo a mesma necessidade do homem de milhares de anos atrás, medir o tempo e impor status.